Victor SeabraNúcleo de JornalismoAssessoria de Comunicação
Gestores da universidade discutiram aparato tecnológico necessário para o projeto. Foto: Victor Seabra/Ascom
“A UNEB é uma universidade multicampi que está trabalhando para intensificar sua presença em todas as regiões da Bahia, para assim contribuir cada vez mais com a educação e a sociedade.”
Com essas palavras, o reitor Lourisvaldo Valentim resumiu os objetivos do projeto institucional voltado para educação a distância (EaD), que está sendo elaborado pela universidade.
Atualmente, os cursos de EaD oferecidos pela universidade integram o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC). “A idéia é que a UNEB continue sua parceria com o MEC, porém, com o seu próprio projeto de educação a distância”, frisou Valentim.
No último dia 9 de junho, gestores da universidade se reuniram na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sediada no bairro do Imbuí, em Salvador, para discutir detalhes do projeto, a exemplo do aparato tecnológico necessário.
Além do reitor Valentim, participaram do encontro o diretor da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Djalma Fiuza; o pró-reitor de Graduação (Prograd), José Bites; e o coordenador de Gestão de Projetos e Atividades na Modalidade a Distância (Gead), Silvar Ribeiro, acompanhado de integrantes do setor.
“No momento, estamos avaliando os recursos tecnológicos existentes na universidade e as experiências obtidas com os nossos cursos em EaD. Dessa forma, poderemos desenvolver uma logística de excelência para a oferta do projeto”, analisou Djalma.
O grupo de trabalho prevê a realização de reuniões mensais para agilizar o processo. A comunidade acadêmica e demais gestores serão convidados a colaborar da construção do projeto institucional.
“Precisamos discutir com toda a comunidade um modelo que qualifique e consolide a oferta da educação a distância na universidade”, pontuou Bites. Segundo Silvar, seminários e videoconferências serão agendados para dar início aos debates.
Pioneirismo
A UNEB é uma das instituições pioneiras no estado em atividades voltadas para a educação a distância. Desde 1996, a universidade desenvolve pesquisas na área e, a partir de 2006, passou a oferecer o seu primeiro curso (Administração) nessa modalidade.
Em 2009, novos cursos, de Licenciatura em Química, Matemática e História, e a Especialização em Educação a Distância, passaram a ser oferecidos pela universidade.
Atualmente, a UNEB oferece mais de cinco mil vagas em cursos de graduação e especialização, atendendo a 52 polos, sendo 51 na Bahia e um em Aracaju (SE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário