quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PPG prepara 14ª Jornada Científica, edição que deve reunir 400 participantes


Wânia Dias
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB já deu início aos preparativos para a 14ª Jornada Científica da universidade, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Campus I, em Salvador.

O evento vai apresentar os resultados das pesquisas e trabalhos realizados pelos estudantes dos programas de iniciação científica (IC) da instituição desenvolvidos no período entre agosto de 2009 e julho deste ano. Os melhores trabalhos em cada área serão premiados.

A estimativa, segundo a organização da jornada, é de reunir 400 participantes, entre bolsistas e orientadores, pesquisadores e ouvintes.

“Essa é uma forma de divulgar os projetos de pesquisa da UNEB e preparar os estudantes para ingressar, posteriormente, nos programas de pós-graduação”, ressalta Marluce da Guarda, coordenadora do programa de bolsas de IC da PPG.

Durante o evento será discutido também o projeto do governo federal de fortalecimento dos programas de iniciação científica nas instituições públicas. A programação, que ainda está sendo definida, prevê a participação de gestores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“A UNEB, por meio dos programas IC, oferece aos seus estudantes de graduação a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas, exatas e da terra, biológicas, sociais aplicadas, saúde, agrárias, linguística, letras e artes”, destaca Marluce, frisando que a jornada científica é uma exigência do CNPq, que obriga os bolsistas a apresentar o resultado de suas pesquisas para a comunidade acadêmica anualmente.

Novas bolsas

Durante a jornada científica será avaliado o fortalecimento da iniciação científica na UNEB, a exemplo da ampliação da oferta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Ações Afirmativas). O programa foi contemplado no mês de agosto com mais oito bolsas de IC, totalizando 24, as quais são destinadas aos estudantes cotistas da universidade. Cada bolsa tem valor de R$ 360 mensais e validade de 12 meses.

A ação é resultado de uma iniciativa do CNPq que, em 2009, selecionou instituições que oferecem vagas pelo sistema de cotas para serem contempladas com o benefício.

Entre 2009 e 2010, lembra Marluce, houve um expressivo avanço da iniciação científica na universidade: “Nesse período, a Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia) ampliou o número de bolsas cedidas para a universidade para 115, o CNPq para 51 e a própria instituição ampliou para 120 a oferta do seu programa (Picin)”.

Informações: PPG – Tel. (71) 3117-2350.


Nenhum comentário:

Postar um comentário