segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As ações da prática pedagógica em Modelagem Matemática

Prezados,

O Instituto Anísio Teixeira - IAT, através da Diretoria de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE/GESTAR em parceria com o Grupo EMFoco divulga mais uma videoconferência da Série: “Descomplicando a Matemática” cuja temática versa sobre “AS AÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MODELAGEM MATEMÁTICA”. A palestrante será a Profª Drª Andréia Pereira de Oliveira, professora adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana e do programa de Pós –Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É membro do Núcleo de Pesquisa em Modelagem Matemática (NUPEMM) e do grupo Colaborativo em Modelagem Matemática (COMMA), ambos da UEFS.
Para a Professora Andréia Oliveira “apesar da pouca inserção da modelagem nas práticas pedagógicas dos professores, a compreensão do que acontece ao professor trazê-la para sala de aula, pode apoiá-lo na implementação desse ambiente de aprendizagem nas aulas de Matemática.”
Neste sentido, a Profª Andréia Oliveira discutirá questões como: Quais dificuldades e dilemas acontecem na inserção desse ambiente no contexto escolar? Quais ações são requeridas na inserção da modelagem nas práticas pedagógicas? Essas questões são fruto da análise de pesquisas sobre a presença da modelagem matemática nas práticas pedagógicas. Buscará também discutir as seguintes ações da prática pedagógica em um ambiente de modelagem matemática: organizar o sequenciamento da aula, lidar com as respostas dos alunos, definir a abordagem do conteúdo matemático e lidar com situações imprevistas no ambiente de modelagem.
A Videoconferência será no dia 25 de agosto de 2011 (5ªfeira), às 14h, no Laboratório de Educação à Distância – LED, do Instituto Anísio Teixeira - IAT, transmitido nas salas de videoconferência espalhadas pelo interior da Bahia e transmitida pela internet.
Obs: Todos os participantes receberão atestado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário